Mestrado e doutorado estão acima de especialização e MBAs?
Por Diego e Nathaly Figueiredo
Para responder essa pergunta, é necessário primeiramente entender como é organizado o sistema de pós graduação no Brasil. A pós graduação Brasil é dividida em lato e stricto sensu. A lato sensu abrange os cursos de especialização e MBA’s e a stricto sensu mestrado, doutorado e pós doutorado. Para entender melhor como é organizada a pós graduação no Brasil, recomendamos o post: A pós graduação no Brasil.
Conforme exposto, não existe um grau de hierarquia entre a pós-graduação lato sensu e stricto sensu. Até existe um grau de hierarquia dentro da modalidade stricto sensu, mas lato sensu e stricto sensu estão no mesmo patamar. Apenas as finalidades são diferentes, visando atender necessidades específicas dentro de um determinado contexto.
É necessário romper com esse pensamento. Esse é até um fator que ajuda a criar dúvidas nos discentes e graduados, sendo essa, inclusive, uma crítica nossa.
É importante frisar que, em um processo seletivo para emprego quem possui mestrado no currículo, não é necessariamente o melhor candidato para ocupar a vaga, tampouco está acima do candidato com especialização ou MBA, pois as finalidades desses cursos são diferentes. Muitas das vezes, o candidato que não possui mestrado é o candidato com o perfil e as competências ideais para a vaga em disputa.
Gostou conteúdo desse post? Veja também outros posts sobre graduação, pós graduação e carreiras.
Confira também esse conteúdo este conteúdo em nosso canal no youtube.
Conheça também nosso canal no youtube.
https://www.youtube.com/channel/UCNbbwiCfyRvlFGDYYUPmxwg
Sigam-nos em nossas redes sociais:





Comentários
Postar um comentário