Melhorando a capacidade de aprendizagem


É frustrante quando tentamos aprender algo e não conseguimos, como por exemplo, quando a professora de história está explicando o conteúdo sobre independência do Brasil e a maioria da turma conseguiu assimilar  bem o que foi ensinado, enquanto você não conseguiu entender praticamente nada. Acontece que algumas pessoas tem dificuldades em determinadas áreas do saber ou para aprender determinadas atividades, ou ainda possuem algum atraso mental que interfere no desenvolvimento cognitivo, dificultando esse  processo. Porém, como diz o provérbio: "ninguém é tão inteligente que não tenha a aprender, ou tão burro que não tenha a ensinar". É verdade que alguns tem facilidade ou um talento especial para aprender determinadas coisas ou quase tudo com extrema facilidade, enquanto outros infelizmente possuem grande dificuldade de assimilação, tendo que se esforçar muito para aprender e muitas das vezes acabando por não conseguir. Esse fato, inclusive, pode ser explicado pelo professor Howard Gardner, em sua "Teoria das Inteligências Múltiplas", na qual delineia sete dimensões da inteligência humana, sendo elas inteligência linguística; inteligência visual/espacial; inteligência musical; inteligência verbal; inteligência lógica/matemática; inteligência interpessoal; inteligência intrapessoal e inteligência corporal/cinestética; posteriormente, sendo acrescentadas a inteligência naturalista e a inteligência existencialista (GARDNER, 1983). Dessa forma, todos nós temos habilidades individuais que se apresentam de forma mais intensa em determinadas áreas do conhecimento, e que devem ser trabalhadas para atingirem seu potencial. Por outro lado, apesar de termos uma predisposição a uma das tendências individuais descritas acima, não significa que não possamos desenvolver as demais satisfatoriamente. Cabe ressaltar, que mesmo em indivíduos com alguma necessidade educativa especial, se trabalhado o seu potencial através de adaptação do currículo escolar, e projetos pedagógicos integradores, pode-se atingir um potencial satisfatório. (COLL et al, 2004)


A capacidade total do cérebro humano ainda é um dilema para a ciência, assim como seu funcionamento.  No vídeo abaixo o professor Pierluigi Piazzi, físico pela Universidade de São Paulo, membro da sociedade de alto QI Mensa International e pesquisador em inteligência artificial, configuração de redes neurais, neurolinguística e didática, ensina como funciona o processo de aprendizagem no cérebro humano e como estimular a capacidade cognitiva do mesmo. 




Referências: 

Coll, C.; Marchesi, A; Palacios, J. Desenvolvimento psicológico e educação. Artmed, 2007.
GARDNER, Howard. Estruturas da Mente: a teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre: ArtMed, 1994. 

WIKIPÉDIA. Desenvolvido pela Wikimedia Foundation. Apresenta conteúdo enciclopédico. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Pierluigi_Piazzi.>.  Acesso em 04 de fev. de 2019.

Confira também esse conteúdo em nosso canal no youtube:


Conheça também nosso canal no youtube:
https://www.youtube.com/channel/UCNbbwiCfyRvlFGDYYUPmxwg

Sigam-no em nossas redes sociais:
https://www.facebook.com/infconhecimento
https://www.instagram.com/infconhecimento/


Comentários

Postagens em destaque

Política de privacidade

Utilizamos cookies para analisar o nosso tráfego  Ao navegar pelo blog você concorda com a nossa política de privacidade.