Informação x Conhecimento
Por Diego Figueiredo
Informação e Conhecimento são termos que geram muita confusão na maior parte das pessoas. A Informação e o Conhecimento fazem parte da nosso dia a dia e os usamos para as mais diferentes atividades e necessidades. Nesse post iremos discorrer sobre as diferenças entre Informação e Conhecimento e suas aplicabilidades em nosso dia a dia.
Conhecimento
Conhecimento é o ato de conhecer. A obtenção de conhecimento pelo indivíduo está totalmente ligada ao processo de aprendizagem e do desenvolvimento de seu intelecto. Nesse sentido, conhecimento pode ser entendido como um processo. Para Cavalcanti e Cunha (2008, p. 101) Conhecimento é o "Resultado do ato de conhecer, ato pelo qual o espírito apreende um objeto. Conhecer é ser capaz de formar a ideia de alguma coisa; é ter presente no espírito. Isso pode ir da simples identificação (conhecimento comum) à compreensão exata e completa dos objetos (conhecimento científico)."
Sendo um processo, o conhecimento pode ser adquirido das mais diferentes formas por um indivíduo. Pode ser brincando, observando o ambiente, realizando experimentos, lendo, etc.
Conhecimento é o ato de conhecer. A obtenção de conhecimento pelo indivíduo está totalmente ligada ao processo de aprendizagem e do desenvolvimento de seu intelecto. Nesse sentido, conhecimento pode ser entendido como um processo. Para Cavalcanti e Cunha (2008, p. 101) Conhecimento é o "Resultado do ato de conhecer, ato pelo qual o espírito apreende um objeto. Conhecer é ser capaz de formar a ideia de alguma coisa; é ter presente no espírito. Isso pode ir da simples identificação (conhecimento comum) à compreensão exata e completa dos objetos (conhecimento científico)."
Sendo um processo, o conhecimento pode ser adquirido das mais diferentes formas por um indivíduo. Pode ser brincando, observando o ambiente, realizando experimentos, lendo, etc.
O Conhecimento é dividido em conhecimento tácito e explícito.
O Conhecimento tácito é o "Acúmulo de saber prático sobre um determinado assunto, que agrega convicções, crenças, sentimentos, emoções e outros fatores ligados à experiência e a personalidade de quem o detém" (CAVALCANTI e CUNHA, 2008, p. 102).
O conhecimento tácito é aquele que a pessoa adquire ao longo da vida e armazena em seu cérebro. O conhecimento tácito está diretamente ligado ao desenvolvimento do intelecto de uma pessoa.
O conhecimento tácito é aquele que a pessoa adquire ao longo da vida e armazena em seu cérebro. O conhecimento tácito está diretamente ligado ao desenvolvimento do intelecto de uma pessoa.
O Conhecimento explícito "é o conjunto de informações obtidas em algum suporte (livros, documentos, etc e que caracteriza o saber disponível sobre tema específico." (CAVALCANTI e CUNHA, 2008, p. 102).
O Conhecimento explícito são os conhecimentos produzidos por indivíduos (geralmente pesquisadores) nas mais diversas áreas do conhecimento e são registrados em um suporte material (impresso, analógico ou digital) para que outros indivíduos possam acessá-lo e desenvolver seu intelecto e até produzir novos conhecimentos a partir desse.
Existem vários tipos de conhecimento, porém os mais conhecidos são os senso comum (popular) e o científico. O conhecimento popular é geralmente aquele passado de pai para filho ou aquele aprendido com as experiências da vida. O Conhecimento científico é aquele produzido através de pesquisas e experimentos, sendo sempre produzido através de métodos científicos rígidos pré estabelecidos. Um conhecimento para ser científico, além de ser realizado através de métodos científicos rigorosos, geralmente precisa ser validado. Essa validação se dá geralmente por meio da avaliação e aprovação pelos membros da comunidade científica de uma determinada área do conhecimento.
Informação
A informação é uma das coisas mais valiosas na sociedade atual. Basicamente, informação são dados estruturados (numéricos ou textuais), ou seja, dados aos quais são atribuídos um contexto, apresentando sentido para quem os acessa. Segundo Cavalcanti e Cunha (2008, p.201) Informação é o "Registro de um conhecimento que pode ser necessário a uma decisão. A expressão 'registro' inclui não só os documentos tipográficos, mas também os reprográficos, e quaisquer outros suscetíveis de serem armazenados visando sua utilização. (CAVALCANTI e CUNHA, 2008, p. 201).
A partir da definição dos autores acima citados, é possível inferir que informação, além de serem dados estruturados, podem ser também o registro de um conhecimento. Nesse sentido, a informação é um registro, seja de dados estruturados, seja de um conhecimento, neste caso o conhecimento explícito. Isso não quer dizer que ao ler um livro, uma pessoa está tendo acesso direto a um conhecimento. Para uma determinada informação ser um conhecimento, é necessário que esse registro informacional apresente alguns atributos, conforme mencionado na seção sobre conhecimento.
Mas a informação não se apresenta somente na forma da linguagem textual ou numérica, uma informação pode ser transmitida por meio da linguagem sonora e imagética, como por exemplo, pinturas.
Quando uma informação é armazenada em um suporte material (digital ou físico), como CDs, DVDs, papel, quadros, etc, é gerado um documento. O documento, seja ele em suporte digital ou físico, é o meio principal pelo qual uma informação será acessada.
A informação pode apresentar diversas classificações, por exemplo, informação musical, informação científica, informação governamental, informação institucional e etc.
Atualmente, devido ao imenso volume de informações disponíveis, faz-se necessário o uso de profissionais especializados para selecionar e organizar todo esse volume informacional, a fim atender com mais rapidez e eficiência as necessidades informacionais dos indivíduos. Os profissionais que analisam, selecionam e organizam a informação de forma a facilitar o acesso as mesmas, são os bibliotecários, arquivistas e museólogos, geralmente em parceria com outros profissionais, como por exemplo, os especialistas em TI.
Conclusão:
A partir do exposto é possível concluir que todo conhecimento registrado é uma informação, porém nem toda informação registrada é um conhecimento. Conforme pode ser visto uma informação registrada, também podem ser dados estruturados aos quais foram inseridos dentro de um contexto. Uma das premissas principais para identificar se uma informação registrada é um conhecimento é a revisão e aprovação dessa informação pelos pares dentro de uma determinada área do conhecimento. Ter acesso a informação é fundamental para um indivíduo se desenvolver intelectualmente, ou seja, adquirir informações que ao serem processadas pelo mesmo poderão ser transformadas em conhecimento tácito.
Referências
CAVALCANTI, C. R; CUNHA, M. B. da; de O. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília DF,: Briquet de Lemos, 2008.
O Conhecimento explícito são os conhecimentos produzidos por indivíduos (geralmente pesquisadores) nas mais diversas áreas do conhecimento e são registrados em um suporte material (impresso, analógico ou digital) para que outros indivíduos possam acessá-lo e desenvolver seu intelecto e até produzir novos conhecimentos a partir desse.
Existem vários tipos de conhecimento, porém os mais conhecidos são os senso comum (popular) e o científico. O conhecimento popular é geralmente aquele passado de pai para filho ou aquele aprendido com as experiências da vida. O Conhecimento científico é aquele produzido através de pesquisas e experimentos, sendo sempre produzido através de métodos científicos rígidos pré estabelecidos. Um conhecimento para ser científico, além de ser realizado através de métodos científicos rigorosos, geralmente precisa ser validado. Essa validação se dá geralmente por meio da avaliação e aprovação pelos membros da comunidade científica de uma determinada área do conhecimento.
Informação
A informação é uma das coisas mais valiosas na sociedade atual. Basicamente, informação são dados estruturados (numéricos ou textuais), ou seja, dados aos quais são atribuídos um contexto, apresentando sentido para quem os acessa. Segundo Cavalcanti e Cunha (2008, p.201) Informação é o "Registro de um conhecimento que pode ser necessário a uma decisão. A expressão 'registro' inclui não só os documentos tipográficos, mas também os reprográficos, e quaisquer outros suscetíveis de serem armazenados visando sua utilização. (CAVALCANTI e CUNHA, 2008, p. 201).
A partir da definição dos autores acima citados, é possível inferir que informação, além de serem dados estruturados, podem ser também o registro de um conhecimento. Nesse sentido, a informação é um registro, seja de dados estruturados, seja de um conhecimento, neste caso o conhecimento explícito. Isso não quer dizer que ao ler um livro, uma pessoa está tendo acesso direto a um conhecimento. Para uma determinada informação ser um conhecimento, é necessário que esse registro informacional apresente alguns atributos, conforme mencionado na seção sobre conhecimento.
Mas a informação não se apresenta somente na forma da linguagem textual ou numérica, uma informação pode ser transmitida por meio da linguagem sonora e imagética, como por exemplo, pinturas.
Quando uma informação é armazenada em um suporte material (digital ou físico), como CDs, DVDs, papel, quadros, etc, é gerado um documento. O documento, seja ele em suporte digital ou físico, é o meio principal pelo qual uma informação será acessada.
A informação pode apresentar diversas classificações, por exemplo, informação musical, informação científica, informação governamental, informação institucional e etc.
Atualmente, devido ao imenso volume de informações disponíveis, faz-se necessário o uso de profissionais especializados para selecionar e organizar todo esse volume informacional, a fim atender com mais rapidez e eficiência as necessidades informacionais dos indivíduos. Os profissionais que analisam, selecionam e organizam a informação de forma a facilitar o acesso as mesmas, são os bibliotecários, arquivistas e museólogos, geralmente em parceria com outros profissionais, como por exemplo, os especialistas em TI.
Conclusão:
A partir do exposto é possível concluir que todo conhecimento registrado é uma informação, porém nem toda informação registrada é um conhecimento. Conforme pode ser visto uma informação registrada, também podem ser dados estruturados aos quais foram inseridos dentro de um contexto. Uma das premissas principais para identificar se uma informação registrada é um conhecimento é a revisão e aprovação dessa informação pelos pares dentro de uma determinada área do conhecimento. Ter acesso a informação é fundamental para um indivíduo se desenvolver intelectualmente, ou seja, adquirir informações que ao serem processadas pelo mesmo poderão ser transformadas em conhecimento tácito.
Referências
CAVALCANTI, C. R; CUNHA, M. B. da; de O. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília DF,: Briquet de Lemos, 2008.
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