Páscoa Cristã e Páscoa Judaica

Por Nathaly Figueiredo

Páscoa para os cristãos, Pesah para os judeus. Comemorado hoje, segundo domingo do mês de abril, tanto a Páscoa, quanto a Pesah, reúne famílias e amigos em uma tradicional celebração. Porém, para cristãos e judeus, apresentam distinções, incluindo o dia de celebração. 
De acordo com o Professor Tércio Machado Siqueira, professor de Antigo Testamento da FaTeo: 
 "O substantivo pesah/páscoa vem da raiz verbal psh que aparece três vezes nos relatos pascais (Ex 12.13,23,27; ler também Is 31.5; 1 Rs 18.21,26). Assim, o verbo pasah passar por cima, saltar por cima é o significado que prevalece nos usos deste termo pelos escritores e escritoras da Bíblia. O Prof. Luiz Roberto Alves assim definiu o termo pesah/ páscoa". "O verbo que dá base ao substantivo pesah tem o sentido de salto, movimento, caminhada, travessia. Todas as palavras têm história e essa história corresponde às ações dos homens e mulheres. Os hebreus juntaram à idéia do pesah vários acontecimentos ligados à idéia de travessia" (Expositor Cristão, 2°. Quinzena, 1984,p. 12)."
A Bíblia Sagrada, indica pela primeira vez a Pesah no livro de Êxodo, capítulo 12:
"O Senhor disse a Moisés e a Arão, no Egito:
"Este deverá ser o primeiro mês do ano para vocês. Digam a toda a comunidade de Israel que no décimo dia deste mês todo homem deverá separar um cordeiro ou um cabrito, para a sua família, um para cada casa. Se uma família for pequena demais para um animal inteiro, deve dividi-lo com seu vizinho mais próximo, conforme o número de pessoas e conforme o que cada um puder comer. O animal escolhido será macho de um ano, sem defeito, e pode ser cordeiro ou cabrito. Guardem-no até o décimo quarto dia do mês, quando toda a comunidade de Israel irá sacrificá-lo, ao pôr-do-sol. Passem, então, um pouco do sangue nas laterais e nas vigas superiores das portas das casas nas quais vocês comerão o animal. Naquela mesma noite comerão a carne assada no fogo, juntamente com ervas amargas e pão sem fermento. Não comam a carne crua, nem cozida em água, mas assada no fogo: cabeça, pernas e vísceras. Não deixem sobrar nada até pela manhã; caso isso aconteça, queimem o que restar. Ao comerem, estejam prontos para sair: cinto no lugar, sandálias nos pés e cajado na mão. Comam apressadamente. Esta é a Páscoa do Senhor.
"Naquela mesma noite passarei pelo Egito e matarei todos os primogênitos, tanto dos homens como dos animais, e executarei juízo sobre todos os deuses do Egito. Eu sou o Senhor!
O sangue será um sinal para indicar as casas em que vocês estiverem; quando eu vir o sangue, passarei adiante. A praga de destruição não os atingirá quando eu ferir o Egito."Este dia será um memorial que vocês e todos os seus descendentes o comemorarão como festa ao Senhor. Comemorem-no como decreto perpétuo." (Êxodo 12:1-14) 
"Então Moisés convocou todas as autoridades de Israel e lhes disse: "Escolham um cordeiro ou um cabrito para cada família. Sacrifiquem-no para celebrar a Páscoa! Molhem um feixe de hissopo no sangue que estiver na bacia e passem o sangue na viga superior e nas laterais das portas. Nenhum de vocês poderá sair de casa até o amanhecer. Quando o Senhor passar pela terra para matar os egípcios, verá o sangue na viga superior e nas laterais da porta e passará sobre aquela porta; e não permitirá que o destruidor entre na casa de vocês para matá-los."Obedeçam a estas instruções como decreto perpétuo para vocês e para os seus descendentes. Quando entrarem na terra que o Senhor prometeu lhes dar, celebrem essa cerimônia. Quando os seus filhos lhes perguntarem: ‘O que significa esta cerimônia? ’, respondam-lhes: É o sacrifício da Páscoa ao Senhor, que passou sobre as casas dos israelitas no Egito e poupou nossas casas quando matou os egípcios". Então o povo curvou-se em adoração. Depois os israelitas se retiraram e fizeram conforme o Senhor tinha ordenado a Moisés e a Aarão. Então, à meia-noite, o Senhor matou todos os primogênitos do Egito, desde o filho mais velho do faraó, herdeiro do trono, até o filho mais velho do prisioneiro que estava no calabouço, e também todas as primeiras crias do gado. No meio da noite o faraó, todos os seus conselheiros e todos os egípcios se levantaram. E houve grande pranto no Egito, pois não havia casa que não houvesse um morto. Naquela mesma noite o faraó mandou chamar Moisés e Arão e lhes disse: "Saiam imediatamente do meio do meu povo, vocês e os israelitas! Vão prestar culto ao Senhor, como vocês pediram. Levem os seus rebanhos, como tinham dito, e abençoem a mim também"." (Êxodo 12: 21-32)
A Pesah, também conhecida com a "Festa da Libertação", é comemorada segundo o calendário judeu, de acordo com os ciclos da lua e do sol. Sendo assim, comemorado em 14 de nissan, baseado na data da primeira Páscoa, ainda no Egito. De acordo com o Livro de Êxodo, exposto acima, foi instituída por Deus, ao povo hebreu, na época escravizados pelos egípcios. Aos hebreus, liderados por Moisés e Arão, seguindo as ordens detalhadas de Deus, foi instituída a primeira Páscoa, antes da última praga do Egito, a morte dos primogênitos, sendo o povo de Deus livrado por ter realizado a celebração conforme Suas instruções. Após a passagem do anjo da morte, e os primogênitos egípcios terem sido mortos, o faraó ordenou ao povo hebreu que se retirassem do Egito, sendo os hebreus libertos da escravidão no Egito. A Pesah é comemorada até os dias atuais conforme instituída por Deus:
"Este dia será um memorial que vocês e todos os seus descendentes o comemorarão como festa ao Senhor. Comemorem-no como decreto perpétuo." (Êxodo 12:14)


Para os cristãos, a Páscoa apresenta um significado além da libertação do povo hebreu do Egito. Relembra o sacrifício de Jesus na cruz e Sua ressurreição ao terceiro dia. Os cristãos creem na redenção. Acreditam que Cristo tenha se sacrificado em seu lugar, em favor de seus pecados. Sendo Jesus Cristo, o cordeiro puro, sem pecados, que leva sobre Si os erros do homem, quando Nele o crê.
Em ambas as crenças, a libertação através de Deus e a comunhão se fazem presentes, reforçando a fé a cada celebração, e relembrando a fidelidade de Deus para com seu povo.


Referências:

A bíblia. A instituição da primeira páscoa. Tradução: João Ferreira de Almeida. 2° ed. São Paulo: King cross publicações, 2009.  1437 p.

SILVA. Daniel Peres. Páscoa judaica. Brasil escola. Acesso em <https://brasilescola.uol.com.br/pascoa/pascoa-judaica.htm.> . Acesso em: 12 de 2020.

SIQUEIRA, Machado Tércio. Um estudo sobre a origem da Páscoa. Universidade Metodista de São Paulo.  Disponível em: <https://metodista.br/faculdade-de-teologia/materiais-de-apoio/estudos-biblicos/um-estudo-sobre-a-origem-da-pascoa>. Acesso: 12 de abr. de  2020.

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