Centros de Documentação

 Por Diego Figueiredo e Nathaly Figueiredo


O que são que são Centros de Documentação?  

De acordo com Tessitore (2003) os Centros de Documentação são uma mescla de várias entidades, como por exemplo documentos que existem arquivos, biblioteca e museus, reunindo documentos de diferentes suportes e origens.



Ou seja, o acervo de um Centro de Documentação pode ser composto por documentos que podem ser encontrados em arquivos como aqueles vindos da atividade administrativa de uma instituição, mas nesse caso terá valor histórico. Documentos de bibliotecas como livros e documentos de museus como os artefatos. 

Exemplos de Centros de Documentação é CPDOC da FGV no Rio de Janeiro e o Funarte CDOC, também no Rio de Janeiro.


CPDOC

Funarte CEDOC


Uma das peculiaridades e também um desafio dos Centros de Documentação é que não se pode usada a mesma metodologia de tratamento documental para todo o acervo, cada tipo de acervo demandará uma metodologia diferente, e isso implica em mais profissionais, mais recursos, etc.

Um dos maiores objetivos do Centro de Memória é a preservação da memória e da história de uma instituição ou de uma área ou ainda, de uma pessoa em específico, além do apoio a pesquisa.



Referências;

TESSITORE, Viviane. Como implantar Centros de documentação. São Paulo: Arquivo do Estado, imprensa oficial, 2003, volume 9.

CASTRO, Renata Brião de; GASTAUD, Carla Rodrigues. O que são Centros de Documentação? O caso do Centro de Documentação do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação. Linhas, Florianópolis, v.19, n.37, p.263-282, maio/ago.2017. Disponível em: <file:///C:/Users/CMEMORIA/Downloads/7082-Texto%20do%20artigo-32012-1-10-20170606%20(1).pdf> Acesso em: 25 de novembro de 2022.



Comentários

Postagens em destaque

Política de privacidade

Utilizamos cookies para analisar o nosso tráfego  Ao navegar pelo blog você concorda com a nossa política de privacidade.