Como surgiu o natal?
O Natal é um feriado cristão comemorado anualmente todo dia 25 de dezembro.
A palavra Natal significa nascer e celebra o nascimento de Jesus Cristo, mas, até o século III, a data celebrava o nascimento do Deus Sol no solstício de inverno, sendo modificada posteriormente pela Igreja Católica a fim de incentivar a conversão dos povos pagãos. Inclusive muitos elementos do Natal são advindos de festivais pagãos e foi se modificando conforme os anos até se transformar em uma data para a família, ideia essa introduzida pela Reforma Protestante do século XIX.
Um dos símbolos mais populares do natal é a árvore de Natal. Acredita-se que sua origem remonta das tradições pagãs, que utilizavam ramos verdes, além de ser uma adaptação da adoração as árvores.
Outro símbolo natalino é o presépio, este inspirado pelo Cristianismo. De acordo com a Igreja Católica, em 1223, São Francisco de Assis montou um presépio contendo o Menino Jesus, a Virgem Maria, José, e vários animais. Rapidamente o presépio se popularizou por toda a Europa.
Já o Papai Noel, em inglês Santa Claus, significa São Nicolau. São Nicolau, Turquia (século IV), era um bispo conhecido por sua generosidade e cuidado com as crianças. São Nicolau, anualmente abordava as crianças questionando sobre seu comportamento, afim de decidir se mereciam ou não presentes.
A troca de presentes e a festa de Natal em si, faz com que haja um aumento significativo da atividade econômica e com isso, a comemoração da data cresce constantemente através dos anos.
Comentários
Postar um comentário