Pedagogia: uma profissão além da sala de aula

 Por Nathaly Figueiredo


No dia 20 de maio foi comemorado o Dia do Pedagogo, e como forma de homenagear nossos educadores iremos abordar um pouco sobre sua história e áreas de atuação

O termo Pedagogo, surgiu na Grécia Clássica, e possui o significado etimológico de preceptor, mestre, guia, aquele que conduz, sendo o condutor da criança. Era ele, um paternal do jovem, quem o guiava até o local de ensino e, metaforicamente, em direção ao saber.

Na Grécia Antiga, eram chamados de pedagogos os escravos que acompanhavam as crianças que iam para a escola. Como escravo, ele era submisso à criança, mas tinha que fazer valer sua autoridade quando necessária. Por esse motivo, esses escravos desenvolveram grande habilidade no trato com as crianças. (WIKIPEDIA)




A pedagogia é fundamental na formação educacional. O Pedagogo atua em espaços escolares e não-escolares, no desenvolvimento das diferentes fases do sujeito, em diversos níveis e modalidades do processo educativo, planejando, executando, coordenando e acompanhando todo processo em todas as áreas da educação, desde a docência do ensino infantil e fundamental, até a coordenação pedagógica, orientação educacional e gestão e, ainda, acompanhando e avaliando projetos em ambientes não educacionais.

O Pedagogo é fundamental na formação crítico–social, fortalecendo a mediação no processo pedagógico a partir da integração interdisciplinar, debatendo, ainda, a função das famílias e escola no desenvolvimento humano e cognitivo dos alunos, facilitando, assim, o processo educativo.


Áreas de atuação


1) Docência : Assumindo a função de professor, sendo responsável por estimular o aprendizado das crianças, acompanhando o desenvolvimento e as habilidades dos alunos.

2) Administração escolar: Nesse caso, o Pedagogo assume cargos administrativos como coordenação e direção.
3) Pedagogia empresarial: O Pedagogo auxilia no planejamento de projetos, desenvolvimento e treinamento dos colaboradores, centrado na solução de problemas e maximizar a produtividade da equipe.
4) Pedagogia hospitalizar: O Pedagogo é responsável pelo acompanhamento desse aluno, adaptando os métodos de ensino e ajudando a manter os estudos durante o tratamento da doença ao qual o aluno esteja acometido.
5) Tecnologia: Nessa função, o profissional de pedagogia avalia se os jogos educativos e plataformas voltadas para o ensino estão adequados ao processo educativo.

6) Industria de brinquedos: O Pedagogo, nesse caso, é responsável pela classificação etária adequada na elaboração de brinquedos.


7) Editoras: A fim de construir um material de excelência, o Pedagogo assume papel fundamental em auxiliar e corrigir materiais didáticos com o intuito de promover um processo de ensino-aprendizagem eficaz.


8) Pedagogia social: O Pedagogo Social, é responsável por liderar o desenvolvimento de projetos, orientar educadores que participam das ações e criar metodologias eficientes a cada atividade. Essas foram algumas das atuações do Pedagogo, porém há ainda outras, e algumas exigem Pós-Graduação Lacto Sensu, que contribui ainda mais para ampliar o conhecimento em uma profissão que auxilia intensamente no desenvolvimento humano.

Confira também esse conteúdo no nosso canal no youtube:




Conheça também nosso canal no youtube:

https://www.youtube.com/channel/UCNbbwiCfyRvlFGDYYUPmxwg


Sigam-nos em nossas redes sociais:

https://web.facebook.com/infconhecimento?_rdc=1&_rdr

https://www.instagram.com/infconhecimento/


Comentários

Postagens em destaque

Política de privacidade

Utilizamos cookies para analisar o nosso tráfego  Ao navegar pelo blog você concorda com a nossa política de privacidade.