Afinal, o que é e para que serve uma biblioteca?
Por Diego Figueiredo
As bibliotecas podem ser consideradas basicamente como um lugar (físico ou virtual), que tem como finalidade a disseminação da informação, seja para o público em geral ou para um grupo de usuários específicos. Nelas podemos encontrar informação nos mais diversos tipos de suportes, como por exemplo, livros, enciclopédias, dicionários, revista, obras digitalizadas, documentos digitais, bancos de dados, informações armazenadas em CDs, DVDs, Pen Drives e as mais diversas mídias, etc. O termo biblioteca é uma palavra de origem grega (bibliothéke), sendo escrita no latim "bibliotheca", assim como nos ensina Fonseca (2007):
"A palavra biblioteca vem do grego bibliothéke, através do latim biblioteca, tendo como raiz biblio e théke. A primeira significa livro, apontando a raiz latina liber, para a entracasta de certos vegetais com a qual se fabricava o papel na antiguidade.Théke por sua vez, é qualquer estrutura que forma um invólucro protetor: cofre, estojo, caixa, estante, edifício [...] podemos dizer que não há, concretamente, biblioteca no singular e sim bibliotecas, na pluraridade que se impõe em nossos dias". (FONSECA, 2007)
Para poder cumprir seu papel, que é fornecer a informação que o usuário necessita, ela precisa cumprir algumas tarefas básicas, como:
1) Aquisição: Consiste na atualização constante do acervo, mas com critérios mínimos pré estabelecidos, para não adquirir obras que não vão ser de interesse daquele público de usuário e também para não obter livros que estejam em um estado que possa comprometer a integridade do restante do acervo;
2) Armazenamento de documentos: Ao armazenar os documentos, ou seja, colocá-los no mobiliário que vão recebê-los, as bibliotecas tem que usar um sistema para organizá-los de forma que os mesmos possam ser recuperados e estar a disposição quando solicitados pelos usuários;
3) Organização, controle de seu acervo e viabilizar o acesso a informação contida no mesmo, através da:
→ Representação das informações contidas nos documentos;
→ Armazenamento e gestão física e/ou lógica desses documentos e de suas representações;
→ Recuperação das informações representadas e dos próprios documentos armazenados.
4) Referência;
5) Marketing/divulgação.
Cabe lembrar que na atualidade a biblioteca não deve ser vista como um espaço apenas de armazenamento e guarda de documentos, com vistas somente a preservação, mas deve ser entendida também como um organismo que tem por objetivo a difusão da informação e do conhecimento armazenado na mesma. Para cumprir esse papel, a biblioteca deve ser um local com um espaço agradável, com condições mínimas de conforto, bom serviço de referência (atendimento/recepção), etc.
Tipos de bibliotecas
Biblioteca escolar: São aquelas encontradas dentro de escolas do ensino básico, com a finalinalidade de atender as necessidades da mesma.
Biblioteca universitária: São encontradas dentro de universidades, elas podem ser especializadas ou não, tudo vai depender dos objetivos traçados para a mesma pelos responsáveis por sua administração.
Biblioteca virtual/digital ou eletrônica: No momento não será abordado um conceito ou definição para esses tipos de bibliotecas, pois apesar de serem similares, os termos bibliotecas virtual, digital ou eletrônicas, tem algumas diferenças que prescisam ser ressaltadas, o que ocorrerá em uma outra postagem reservada somente para este tema.
Biblioteca pública: São criadas por lei e mantidas pelo poder público, com a finalidade de atender a demanda da sociedade local.
Biblioteca comunitária: Criada por pessoa física ou jurídica, mantida por recursos privados, públicos ou um misto dos dois, com a finalidade de atender a uma demanda da sociedade local.
Biblioteca especializada: Atender a demanda de uma área específica, geralmente são encontradas em universidades, tribunais, etc.
Bibliotecas nacionais: Tem como objetivo controlar toda bibliografia produzida no país.
Biblioteca privada: São aquelas encontradas dentro de empresas privadas, com a finalidade principal de atender a demanda de um público de usuários internos.
Gostou conteúdo desse post? Veja também outros posts sobre cultura e lazer
Referências:
Biblioteca. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Biblioteca>. Acesso em: 01 de agosto de 2016.
FONSECA, Edson Nery da. Introdução à Biblioteconomia. Brasília: Briquet de Lemos, 2007.
Comentários
Postar um comentário