Como surgiu o dia dos namorados

Por Nathaly Figueiredo

No dia 12 de junho, tradicionalmente comemoramos o dia dos namorados. Data ansiosamente aguardada pelos casais apaixonados. Entretanto, você sabe qual é origem dessa data tão especial?



Diferentemente de outros países, no Brasil, o dia dos namorados é atribuído a Santo Antônio. Antes de ser canonizado, o frei português Fernando de Bulhões sempre ressaltava em seus sermões a importância do casamento e do amor. A data, 12 de junho, antecede ao dia do santo, 13 de junho. Porém, a data não foi escolhida exclusivamente em homenagem ao santo casamenteiro. Na verdade, foi uma bela coincidência, em uma jogada de marketing. A ideia partiu do publicitário João Dória, pai do atual governador do estado de São Paulo. Em 1948, o publicitário foi contratado pela loja Exposição Clipper a fim de aumentar o faturamento no mês de Junho, que habitualmente tinha baixa nas vendas. Inspirado no dia das mães, e na troca de presentes, Dória instituiu o dia 12 por anteceder  o dia de Santo Antônio, e o mês de junho, pela necessidade de aquecer as vendas. Por isso, comemoramos o dia dos namorados numa data diferente do restante do mundo.

Na Europa e nos Estados Unidos, o dia dos namorados é comemorado no dia 14 de fevereiro e é conhecido como Valentine's Day. A data foi em homenagem a um bispo romano, São Valentim, condenado a pena de morte. Em Roma, no século III, o Imperador Cláudio II, teria proibido casamentos, pois acreditava que soldados solteiros teriam melhor aproveitamento do que soldados com responsabilidade familiar. Entretanto, Valentim, continuou a realizar casamentos secretamente, até ser descoberto e preso. Durante o período em que esteve preso, Valentim, recebia flores e bilhetes de jovens dizendo ainda acreditarem no amor. Entre esses jovens, estava Artérias, filha do carcereiro. Uma jovem cega, que conseguiu permissão de seu pai para visitar Valentim. Artérias e Valentim, se apaixonaram e a jovem, milagrosamente, recuperou a visão. O bispo, chegou a escrever uma carta a sua amada com a seguinte assinatura: "de seu Valentim". Valentim, foi condenado a morte e decapitado em 14 de fevereiro de 270. Porém ainda hoje, apaixonados de várias partes do mundo celebram o amor no dia daquele que acreditava que o casamento é plano de Deus e é o que traz sentido ao mundo.

Gostou conteúdo desse post? Veja também outros posts sobre datas importantes

Confira também esse conteúdo no nosso canal no youtube:


Conheça também nosso canal no youtube:

Sigam-nos em nossas redes sociais:

Referências

FIGUEIREDO, Caroline. Dia dos Namorados. InfoEscola.  Disponível em: <https://www.infoescola.com/datas-comemorativas/dia-dos-namorados/>. Acesso em: 12 de jun. de 2020.

Porque o dia dos namorados é em junho no Brasil  e em fevereiro no resto do mundo? BBC news Brasil. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/curiosidades-44444417>. Acesso em 12 de jun. de 2020.

Valenttim de Roma. IN: Wikipédia. Disponível em <https://pt.wikipedia.org/wiki/Valentim_de_Roma>. Acesso em: 12 de jun. de 2020.


Comentários

Postagens em destaque

Política de privacidade

Utilizamos cookies para analisar o nosso tráfego  Ao navegar pelo blog você concorda com a nossa política de privacidade.