Como buscar a etimologia de uma palavra pode ajudar a entender seu significado


Por Diego Figueiredo

Entender a etimologia de uma palavra, é o primeiro passo para  descobrir  o significado de determinado termo, mas para aplicar essa técnica é necessário ter um bom vocabulário. Quantas vezes numa conversa formal ou informal do nosso dia  à dia, uma pessoa fala um termo ou uma palavra que nós  não conhecemos? Na maioria  das vezes, numa situação dessas fingimos que entendemos ou podemos perguntar, como por exemplo, biblio (em referência a biblioteconomia) o quê? Isso pode ocorrer devido a vários motivos, porém é possível citar três: a falta de um bom vocabulário, devido ao pouco hábito de leitura; ou até mesmo, bom hábito de leitura, porém com dificuldades de interpretação do assunto tratado em determinado textos, associando à isso o fato de não buscar o significado das palavras não compreendidas e o baixo nível de instrução educacional.



É muito constrangedor uma situação desse tipo, tanto para a pessoa que não entendeu a palavra enunciada quanto para quem a pronunciou, portanto a dica é ter um bom hábito de leitura, mas com uma obra que apresenta uma redação de qualidade, buscando sempre que possível o significado das palavras não compreendidas, com a finalidade de enriquecer o próprio vocabulário. Colocando essas dicas em prática, com certeza será alcançado um excelente resultado. Outra dica, é aplicar a técnica de buscar a etimologia do termo não compreendido a fim de ajudar a compreender seu significado.

Fonseca (2007), utiliza muito bem a devida técnica para explicar o significado de biblioteconomia e depois conceituá-la.
 “A palavra biblioteconomia é composta por três elementos gregos- biblion (livro) + theka (caixa) + nomos (regra)- aos quais juntou-se o sufixo ia. Etimologicamente, portanto, biblioteconomia é o conjunto de regras de acordo com as quais os livros são organizados em espaços apropriados: estantes, salas, edifícios.” (Edson Nery da Fonseca, 2007)
É muito interessante como Fonseca (2007), aplicou essa estratégia para definir a palavra biblioteconomia,  pois à partir do uso da mesma, ele consegue apresentar todo o significado semântico dos termos usados para a construção dessa palavra, conseguindo assim, demonstrar todo o caminho percorrido para conceituá-la e também justificar o porquê da presente definição utilizada.

Existem diversas outras técnicas de compreensão de leitura e palavras que serão tratadas em outras postagens,  porém a aplicação dessa em especial, pode ser utilizada  para explicar o significado de uma palavra, conceituá-la e também a fim de compreendê-la.

Referências:

FONSECA, Edson Nery da. Introdução à Biblioteconomia. Brasília: Briquet de Lemos, 2007.

Comentários

Postagens em destaque

Política de privacidade

Utilizamos cookies para analisar o nosso tráfego  Ao navegar pelo blog você concorda com a nossa política de privacidade.